sexta-feira, 12 de setembro de 2025

🎲 Post 4 – Jogo da Adivinhação em Python 🔮✨

 Chegou a hora de brincar com o Python! Hoje vamos criar um joguinho simples, mas muito divertido: o computador vai escolher um número secreto e você precisa adivinhar.

Se acertar 👉 você ganha 🎉
Se errar 👉 o jogo te dá dicas (maior ou menor).


🐣 Passo a passo do código

import random # import é usado para trazer uma biblioteca pronta do Python. # A biblioteca random serve para gerar números aleatórios. # O computador escolhe um número aleatório entre 1 e 10 numero_secreto = random.randint(1, 10) # randint(1, 10) gera um número inteiro entre 1 e 10 (incluindo os dois). # Perguntamos o palpite do jogador palpite = int(input("Adivinhe o número (entre 1 e 10): ")) # input() mostra a pergunta e espera o usuário digitar algo. # int() transforma o valor digitado em número inteiro. # Agora vamos verificar se o jogador acertou if palpite == numero_secreto: print("🎉 Uau! Você acertou de primeira!") # Se o palpite for igual ao número secreto, mostramos mensagem de vitória. elif palpite > numero_secreto: print("❌ Quase! O número secreto é menor.") # Se o palpite for maior, damos uma dica. else: print("❌ Quase! O número secreto é maior.") # Se o palpite for menor, damos outra dica. # Por fim mostramos qual era o número secreto print("O número secreto era:", numero_secreto) # Mostramos ao jogador qual era o número escolhido pelo computador.

💻 Exemplo de saída

Adivinhe o número (entre 1 e 10): 7Quase! O número secreto é menor. O número secreto era: 4

📌 O que você aprendeu hoje?

  • Usar bibliotecas externas (import random).

  • Gerar números aleatórios com randint().

  • Comparar valores com if, elif, else.

  • Criar uma lógica de jogo com dicas para o usuário.


🎯 Desafio extra

  1. Faça o programa repetir até o jogador acertar (usando while).

  2. Conte quantas tentativas o jogador precisou para vencer.

  3. Dê uma pontuação: quanto menos tentativas, maior a nota ⭐.


⏭️ O que vem por aí?

No próximo post, vamos evoluir para um projeto mais útil no dia a dia: um Gerador de Tabuada 📊, perfeito para treinar laços de repetição (for e while).


💬 E aí, conseguiu adivinhar o número secreto do Python?

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