sexta-feira, 19 de setembro de 2025

🎮 Apostila de Pygame para Leigos – Capítulo 5

 O Jogador Oficial: Quadrado Herói com Cenário

Até aqui você já fez muita coisa:

  • Uma janela linda 🖥️

  • Movimento com setas do teclado 🎮

  • Limites da tela 🚧

  • Formas geométricas para cenário 🎨

Agora, vamos combinar tudo para criar um mini-jogo:
➡️ Um quadrado vermelho (nosso jogador).
➡️ Um cenário com linha e obstáculos.
➡️ Movimento fluido dentro do espaço.


🖥️ Código do Jogador com Cenário

Crie o arquivo capitulo5.py com o código abaixo:

# Importando pygame import pygame # Iniciando pygame pygame.init() # Configurações da tela largura_tela = 800 altura_tela = 600 tela = pygame.display.set_mode((largura_tela, altura_tela)) pygame.display.set_caption("Capítulo 5 - Jogador Oficial 🦸") # Cores cor_fundo = (220, 220, 220) # Cinza clarinho cor_jogador = (255, 0, 0) # Vermelho cor_chao = (0, 150, 0) # Verde escuro (grama) cor_parede = (0, 0, 255) # Azul (obstáculo) # Jogador jogador_x = 100 jogador_y = 450 largura = 50 altura = 50 velocidade = 7 # Loop do jogo rodando = True while rodando: # Eventos for evento in pygame.event.get(): if evento.type == pygame.QUIT: rodando = False # Movimento com teclado teclas = pygame.key.get_pressed() if teclas[pygame.K_LEFT]: jogador_x -= velocidade if teclas[pygame.K_RIGHT]: jogador_x += velocidade if teclas[pygame.K_UP]: jogador_y -= velocidade if teclas[pygame.K_DOWN]: jogador_y += velocidade # Limites da tela if jogador_x < 0: jogador_x = 0 if jogador_x > largura_tela - largura: jogador_x = largura_tela - largura if jogador_y < 0: jogador_y = 0 if jogador_y > altura_tela - altura: jogador_y = altura_tela - altura # --- DESENHO DO CENÁRIO --- tela.fill(cor_fundo) # Fundo pygame.draw.rect(tela, cor_chao, (0, 500, largura_tela, 100)) # "chão" pygame.draw.rect(tela, cor_parede, (300, 400, 200, 50)) # obstáculo # --- DESENHO DO JOGADOR --- pygame.draw.rect(tela, cor_jogador, (jogador_x, jogador_y, largura, altura)) # Atualiza tela pygame.display.update() # Sai do jogo pygame.quit()

🔎 Explicando linha por linha

  • pygame.draw.rect(tela, cor_chao, (0, 500, largura_tela, 100)) → cria um chão verde.

  • pygame.draw.rect(tela, cor_parede, (300, 400, 200, 50)) → cria um obstáculo azul no meio da tela.

  • O quadrado vermelho é o jogador oficial, agora vivendo dentro do cenário.

  • O loop continua garantindo movimento e limites.


🎉 O que vai acontecer?

  • Você terá um jogo simples, mas já com cara de fase.

  • O quadrado vermelho (jogador) poderá andar pelo chão cinza e desviar do obstáculo azul.

  • É o início de uma fase jogável. 🏁


💡 Exercício Divertido

  1. Adicione mais obstáculos (retângulos azuis) em outras posições.

  2. Transforme o “chão” em água azul e faça o jogador andar em cima.

  3. Troque o quadrado do jogador por um círculo e veja como muda a sensação do jogo.


🎯 Conclusão do Capítulo

Hoje você conseguiu:
✅ Criar um cenário com chão e obstáculos.
✅ Inserir um jogador dentro desse cenário.
✅ Controlar o movimento com limites.

Parabéns 👏! Você está oficialmente criando fases básicas de jogo.

A cada capítulo, seu jogo fica menos “projeto escolar” e mais game de verdade.


👉 No Capítulo 6 vamos aprender a detectar colisões entre o jogador e os obstáculos. Afinal, de nada adianta um muro azul se o quadrado pode atravessar como fantasma. 👻


📣 Assim como no jogo o jogador precisa respeitar os limites do cenário, no mundo real você também precisa respeitar os limites da lei e da tributação.
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