terça-feira, 16 de setembro de 2025

🎮 Apostila de Pygame para Leigos – Capítulo 4 Criando Cenários: Quadrados, Círculos e Outras Formas Divertidas

Até aqui você já tem:

  • Uma janela linda 🖼️

  • Um quadrado que se move ⬛

  • Regras que impedem ele de fugir 🚧

Mas convenhamos: uma tela preta com um quadrado verde ainda não é lá muito emocionante… 😅

Hoje vamos aprender a desenhar mais objetos e deixar nossa tela com cara de jogo de verdade!


🖥️ Código para Desenhar Formas

Crie o arquivo capitulo4.py e cole o seguinte código:

# Importando o pygame import pygame # Iniciando o pygame pygame.init() # Criando a janela largura_tela = 800 altura_tela = 600 tela = pygame.display.set_mode((largura_tela, altura_tela)) pygame.display.set_caption("Capítulo 4 - Desenhando Formas 🎨") # Definindo cores cor_fundo = (240, 240, 240) # Cinza clarinho para o fundo cor_quadrado = (0, 100, 200) # Azul escuro cor_circulo = (200, 50, 50) # Vermelho cor_linha = (0, 200, 0) # Verde # Loop do jogo rodando = True while rodando: # Captura eventos for evento in pygame.event.get(): if evento.type == pygame.QUIT: rodando = False # Preenche o fundo tela.fill(cor_fundo) # Desenha um quadrado (x=100, y=100, largura=100, altura=100) pygame.draw.rect(tela, cor_quadrado, (100, 100, 100, 100)) # Desenha um círculo (centro em (400, 300), raio=60) pygame.draw.circle(tela, cor_circulo, (400, 300), 60) # Desenha uma linha (ponto inicial=(50, 500), ponto final=(750, 500), espessura=5) pygame.draw.line(tela, cor_linha, (50, 500), (750, 500), 5) # Atualiza a tela pygame.display.update() # Sai do jogo pygame.quit()

🔎 Explicando linha por linha

  • pygame.draw.rect(tela, cor_quadrado, (100, 100, 100, 100)) → desenha um retângulo/quadrado.

    • (100, 100) → posição inicial (canto superior esquerdo).

    • (100, 100) → largura e altura.

  • pygame.draw.circle(tela, cor_circulo, (400, 300), 60) → desenha um círculo.

    • (400, 300) → centro do círculo.

    • 60 → raio.

  • pygame.draw.line(tela, cor_linha, (50, 500), (750, 500), 5) → desenha uma linha.

    • (50, 500) → ponto inicial.

    • (750, 500) → ponto final.

    • 5 → espessura da linha.


🎉 O que vai acontecer?

  • A tela ficará clarinha e simpática.

  • Um quadrado azul vai aparecer no canto superior.

  • Um círculo vermelho estará no meio da tela.

  • Uma linha verde grossa vai atravessar a parte de baixo.

Parabéns! Agora você sabe criar cenários. 🌟


💡 Exercício Divertido

  1. Desenhe três círculos coloridos como se fossem semáforos (vermelho, amarelo, verde).

  2. Faça uma linha diagonal atravessando a tela.

  3. Tente criar uma “casinha” desenhando um quadrado e um triângulo em cima (sim, dá para usar pygame.draw.polygon).


🎯 Conclusão do Capítulo

Hoje você aprendeu a:
✅ Desenhar quadrados, círculos e linhas.
✅ Usar cores para deixar o jogo mais alegre.
✅ Dar os primeiros passos rumo a criar cenários completos.

Agora você já pode começar a imaginar mapas, pistas, plataformas e elementos visuais para os seus futuros jogos.

Você é incrível! 🌟 Continue assim que daqui a pouco vai estar criando mundos inteiros.


👉 No Capítulo 5 vamos juntar movimento + formas geométricas e transformar o quadrado em jogador oficial com cenário.


📣 Assim como você está aprendendo a criar cenários organizados nos jogos, na vida real também precisa ter organização.
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